Le Blond: Claude Troisgros de volta ao seu aconchego
  |     |   
Ares cariocas, Comendo e bebendo, Destaques

Le Blond: Claude Troisgros de volta ao seu aconchego

O chef Claude Troisgros está com a corda toda, e quatro meses após a abertura de seu Chez Claude no mesmo Leblon, inaugura hoje seu novo projeto, Le Blond, no bairro que o acolheu no início de sua carreira. Resgatando o clima das brasseries de bairro, com ambiente descontraído e moderno, a Le Blond oferece pratos para compartilhar a preços acessíveis, sempre de olho na qualidade dos produtos.

Inspiração para artistas brasileiros há décadas, o Leblon completa 100 anos em 2019, e Claude quis homenagear o bairro trazendo sua cozinha informal e a batizando com um carinhoso jogo de palavras. O menu traz receitas autorais que chegam à mesa em panelinhas simpáticas (e quentes!) e oferece uma variedade de sabores e combinações.

Para iniciar a degustação, a dica é escolher a seleção de bruschettas da casa feitas com pão de campanha em fermentação natural. São quatro versões: Prosciutto de Parma e Picles; Tomate, Mussarela de Búfala, Manjericão e Parmesão; Brie Derretido, Rúcula e Azeite de Trufa; e Foie Gras Torchon com Chutney de Berinjela.

As opções de entrada que se seguem são cheias de personalidade e mostram o flerte do chef com a cozinha tradicional e moderna. O clássico Steak Tartare do Mifano aparece delicioso com toque criativo do amigo (e chef) Andre Mifano, que acrescentou Corn Flakes na receita original. Conquistou de imediato a aprovação de Claude e entrou no cardápio. Outras opções são a Burrata & Beterraba, marinada por dois dias na beterraba, e os Bombons Crocantes ao Brie. A homenagem especial desse setor coube ao mestre e mentor Paul Bocuse: um suave Ovo Poché Paul Bocuse é servido sobre brioche com purê de cogumelos, aspargos, um crocante prosciutto de parma e molho bearnaise. As Seis Ostras de Santa Catarina chegaram fresquinhas com vinagrete de cebola roxa (ganhei uma extra!).

Entre os pratos principais estão um leve e delicioso Risotto de Tomate, Agrião e Rabada, Ravioli de Abóbora com Sálvia, Amêndoas e Grana Padano; o Peixe do dia à Belle Meuniere com Amêndoas e Couve-flor; o Salmão tostado na folha de arroz servido com Palmito Pupunha; a Moqueca de peixe à Francesa (sem dendê); e a Costeleta de porco com goiabada BBQ sauce e Kimchee.

Um dos pontos altos do menu é uma seção dedicada aos vegetarianos. São mais de 10 opções, como a Salada de Queijo de Cabra ao Mel, o Risotto de Palmito Pupunha com Espuma de Cogumelos Trufado, e o Risotto de Quinua, Tomate e Agrião.

São seis as opções de sobremesa, do clássico Crepe Suzette Flambado ao Petit Gateau de Doce de Leite com cobertura de Requeijão e Queijo da Canastra, e o Soufflé de Chocolate com Sorvete de Pistache, que chega derretendo sobre a base quente, arrematao por pedacinhos de biscoito de gengibre. Para quem tem restrição a açúcar, a casa oferece a Cheesecake diet de Goiaba em camadas, graciosamente acomodada num pote de vidro.

Para degustar as bebidas, o bar instalado logo na entrada é um convite para experimentar a carta de drinks autorais criada pelo barman, que traz combinações como o Wander, com suco de limão siciliano, suco de laranja, amareto, red label e casca de laranja defumada; e o Fusão, com banana, suco de limão, licor de cassis, cachaça envelhecida e canela. A adega da casa abriga mais de 60 rótulos escolhidos pelo sommelier Alexsander de Oliveira, sendo grande a oferta em taças com preços a partir de R$22,00.

O menu executivo está disponível na hora do almoço de terça à sexta (exceto feriados) das 12h às 16h, com pratos fixos semanais. O cliente pode escolher qualquer entrada do cardápio mais o prato do dia por R$58,00.

Claude Troisgros trabalha mais uma vez com o arquiteto Ricardo Hachiya, que usa as cores vermelho e amarelo no ambiente com paredes cobertas por espelhos. Sobre eles foram escritos à mão os nomes de chefs franceses que inspiraram Troisgros, do lado direito; e de chefs brasileiros que também foram homenageados, do lado esquerdo do salão.

Le Blond: Rua Ataufo de Paiva, 1321 . Leblon.

Funcionamento: de terça à sábado das 12h às 16h e das 19h às 00h30. Domingo até 18h. Não aceita reservas. Atendimento conforme ordem de chegada.

60 lugares

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

Comentários

Instagram