Salvatore Calabrese inova no Donovan Bar
  |     |   
Ares de lá, Comendo e bebendo, Destaques

Salvatore Calabrese inova no Donovan Bar

O bartender Salvatore Calabrese, apelidado de il Maestro pela comunidade etílica, não cansa inovar na sua arte. Um dos mais conceituados profissionais na área com quase 50 anos de carreira, Salvatore assina a criativa nova carta de coquetéis do recém-restaurado Donovar Bar, recanto etílico do tradicional Brown’s hotel.

O Brown’s é um luxuoso hotel em Mayfair, bairro afluente de Londres, e o hotel mais antigo da cidade (inaugurado em 1837). Ele conta entre seus ilustres hóspedes Alexander Graham Bell, Napoleão III, Oscar Wilde e Bram Stoker, só para citar alguns. Realeza e presidentes elegem o hotel para se hospedar e Graham Bell inclusive fez a primeira ligação telefônica na Europa de lá.

O Donovan Bar foi batizado em homenagem ao finado fotógrafo inglês Terence Donovan, figura icônica da Swinging Sixties londrina e um dos mais respeitados fotógrafos de moda do século 20. Donovan se tornou um prolífico contador de histórias de estilo e vida da cidade nesses anos de efervescência, e era amigo pessoal da família dona do hotel, os Forte.

Salvatore desenvolveu um menu de criações novas e exclusivas ao lado de uma seleção de coquetéis vintage feitos com alguns dos mais excepcionais e raros destilados de sua própria coleção pessoal. Essa renovação acompanha uma reforma feita no bar pela renomada designer de interiores Inge Moore, que deu um toque luxuoso aos salões que abrigam a maior coleção particular de fotografias do artista no mundo.

O cardápio tem 16 coquetéis dividido em quatro tipos:
High exposure, intenso e refrescante
Low exposure, escuro e aveludado
High contrast, forte e marcante
Low contrast, leve e delicado

Alguns destaques são:
Godfrey (coquetel exclusivo da carta) – Conhaque Hennessy VSOP, licor Grand Marnier, licor de creme de amora, suco de limão, e amoras.

Flower Power (long exposure) – Gim Hendrick’s redestilado com rambutan, chá de flores azuis de feijão-borboleta, suco de limão, e mel de lavanda.

Acqua Brillante (long exposure) – Gim Copperhead destilado com banana seca e cacau, licor Italicus Rosolio di Bergamotto e água tônica.

Lavender Me (long exposure sem álcool) – Essência de lavanda, suco de limão fresco, xarope de violeta e água de coco.

Breakfast Martini (coquetel exclusivo da carta) – Gim Tanqueray No. 10, Cointreau, suco de limão fresco e marmelada de laranja.

Disponível no bar está também a mais cara criação de Salvatore, o Salvatore’s Legacy, que custa £5.500 (hoje cotado a R$27.2 mil). Nele estão alguns dos destilados e licores mais raros do mundo, somando mais de 700 anos em uma taça! Os ingredientes são:

Conhaque Clos de Griffier Vieux (1778)
Licor Kummel (1770)
Licor Dubb Orange Curaçao (circa 1860)
Angostura Bitters (circa 1930)

O Salvatore’s Legacy é um exemplo do que ele cunhou de história líquida nos anos 1980, em que conta a História (e histórias) através da bebida, oferecendo sua “versão líquida” para ser consumida.

Além disso também estão disponíveis coquetéis sem álcool, iniciativa sempre bem-vinda para quem não bebe – e geralmente inexistentes em bares e restaurantes (fica aqui a dica).

O bar também é palco de música ao vivo todas as noites de quinta, sexta e sábado, apresentando uma mistura eclética de artistas e criando uma atmosfera vibrante.

 

Brown’s Hotel
Albemarle Street, Mayfair
London W1S 4BP
Tel: +44 (0)20 7493 6020
Fax: +44 (0)20 7518 4064
www.roccofortehotels.com

Este slideshow necessita de JavaScript.

Comentários

Instagram